Principal terminal de exportação do Brasil, o Porto de Santos (SP) está preparado para o escoamento da safra de grãos deste ano, embora melhorias estejam no radar para garantir os embarques, disseram autoridades em nota.
Os representantes se reuniram na terça-feira para discutir os planos relativos ao escoamento da safra de grãos deste ano, estimada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em quase 230 milhões de toneladas, a segunda maior da história.
Em 2017, milho, complexo soja (grão e farelo) e açúcar responderam por 60,6 por cento do total de exportações e 43,6 por cento do movimento geral de cargas operadas pelo Porto de Santos.
Ao todo, o Porto de Santos movimentou um recorde de quase 130 milhões de toneladas de cargas no ano passado.
Conforme o diretor executivo do Sindicato dos Operadores Portuários (Sopesp), José dos Santos Martins, os terminais estão plenamente capacitados para atender a chegada da safra sem transtornos, como nos últimos três anos.
“Não haverá problemas para a cidade de Santos, pois toda a chegada de caminhões está agendada eletronicamente”, afirmou em nota.
Também presente à reunião, realizada em Santos, o vice-governador do Estado de São Paulo, Márcio França, afirmou que vai se empenhar para a implantação do acesso alternativo ao Porto de Santos na entrada da cidade, projeto que está em desenvolvimento.
“É chegada a hora de darmos soluções. O Porto vem batendo recordes atrás de recordes, e eu quero me colocar à disposição da diretoria da Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo) e dos operadores portuários para agilizar as obras”, comentou.
Fonte: Reuters