Head Office +55 11 5908 4050

ÁREA RESTRITA | CANAL DE DENÚNCIAS

Biodiesel: Sua história e importância na logística

Biodiesel: Sua história e importância na logística
10/08/2022 zweiarts

No dia 10 de agosto de 1893, o engenheiro franco-alemão Rudolf Diesel utilizou o primeiro motor movido à combustão de óleo de amendoim. Alguns anos depois, com o sucesso da experiência, ele registrou a patente para utilização do primeiro motor desenvolvido para trabalhar com óleo vegetal.

Mais de cem anos se passaram e a associação dos óleos vegetais com o álcool pode viabilizar um novo combustível renovável: o biodiesel. Esse combustível é muito benéfico para o meio ambiente e para a logística, principalmente no Brasil, mas ainda esbarra em alguns desafios.

Entenda agora quais são esses benefícios e desafios no uso de Biodiesel para a logística!

Importância ao meio ambiente:

O biodiesel é um combustível com propriedades semelhantes ao diesel comum, exceto em relação a sua forma de produção. Com a intenção de substituir combustíveis não renováveis, o biodiesel é um tipo de biocombustível renovável, ou seja, produzido a partir de plantas (óleo de soja, óleo de algodão, etc.) .

Por ser renovável, seu potencial na preservação do meio ambiente está na reutilização de resíduos que seriam descartados. Além disso, o cultivo de plantas para a sua produção ajuda na absorção de CO2 na atmosfera, um dos gases causadores do efeito estufa. Dessa forma, sua utilização ajuda não só a natureza, mas também o processo de logística já que demanda menos quantidade de petróleo.

Biodiesel no Brasil:

A ideia do uso de Biodiesel no Brasil não é tão recente quanto parece. As primeiras avaliações em relação a viabilidade do seu uso começaram em 1982, quando diversos testes foram realizados em conjunto com a indústria automobilística. Na época esse combustível apresentava um custo muito alto, mas com o passar do tempo e o aumento do preço dos óleos derivados do petróleo, se tornou uma alternativa mais viável economicamente.

Diante de um clima muito favorável, a vocação agrícola e uma grande disponibilidade de hectares em ótimas condições para agricultura, o Brasil tem potencial para ser líder mundial na produção do biodiesel. De acordo com o Ministério de Minas e Energia, 20% do consumo do setor de transporte no Brasil é de combustíveis renováveis, o que vem gerando muitos empregos e receitas. Isso ocorre a partir de programas que incentivam a sua produção a obrigatoriedade da adição de biodiesel no diesel mineral.

Desafios do Biodiesel no Brasil

Apesar das inúmeras vantagens, o uso desse combustível no Brasil ainda enfrenta alguns desafios. O primeiro deles é em relação ao preço, uma vez que o litro do biodiesel nas usinas é quase três vezes maior que o diesel de petróleo vendido nas refinarias. Além disso, esse é um processo que exige conhecimentos técnicos aprofundados em bioquímica e, também, a produção de novas tecnologias que permitam a maior quantidade de biodiesel nos combustíveis.

Mesmo assim, esse é um processo em constante evolução no Brasil, que produz cada vez mais biodiesel. Com a estabilidade da pandemia, a diminuição das medidas de restrição à mobilidade, o crescimento da economia e, consequentemente, o aumento do consumo de combustível indicam uma futura evolução.