Head Office +55 11 5908 4050

ÁREA RESTRITA | CANAL DE DENÚNCIAS

Como ficaram as relações corporativas pós pandemia?

Como ficaram as relações corporativas pós pandemia?
28/04/2023 zweiarts

O mercado pós pandemia apresenta diferenças tanto práticas, que envolvem a execução das atividades corporativas, quanto de mentalidade, incluindo novas abordagens nas relações comerciais ou trabalhistas. Veja a seguir os principais cenários que devem se desenvolver a partir disso!

Mudanças no comportamento do consumidor

O período de pandemia gerou tanto reflexões quanto dificuldades, de maneira que as prioridades foram ressignificadas. Em consequência disso, os clientes têm buscado mais que produtos ou serviços de qualidade e com bons preços na hora de comprar.

Agora, a postura das marcas em relação a vários pontos, como a própria crise, diversidade e inclusão, respeito ao meio ambiente, responsabilidade social, cultura organizacional etc., pesa na decisão de consumo.

Além disso, a qualidade de vida, saúde física ou mental e bem-estar passaram a ter importância central nas escolhas. Por isso, negócios que oferecem soluções ou que demonstram empatia nesse sentido também saem na frente da concorrência.

Foco na saúde mental

Enquanto a pandemia de COVID 19 representa danos à saúde física pelo impacto da doença nos infectados, o confinamento, a insegurança com o futuro e o desgaste de conciliar as várias situações pessoais com a nova realidade de trabalho abalaram a saúde mental das pessoas.

Também contribuiu para esse cenário de maior foco a isso, a reavaliação de prioridades diante dos riscos do Coronavírus.

Aumento do uso da tecnologia

Se nos primeiros momentos dessa crise as empresas investiram em tecnologias para vender online ou garantir a continuidade do trabalho em home office, o mercado pós-pandemia não dá sinais de que essas práticas serão completamente revertidas.

Enquanto a atuação laboral remota migrou para o “anywhere office”, colocando como benefício corporativo a possibilidade de trabalhar em qualquer lugar, os consumidores perceberam a comodidade de fazer transações sem precisar ir ao estabelecimento físico.

Todavia, a transformação digital é um grande processo que inclui ainda soluções para operações fabris e para a execução de tarefas internas capazes de otimizar as atividades corporativas.

Já considerando que outras inovações e melhorias estão surgindo todos os dias, bem como chegando ao grande público com mais rapidez, a ampliação do uso de tecnologias não deve parar tão cedo.

Valorização da diversidade

A inclusão das minorias e a busca por reduzir a incidência de vários tipos de preconceitos não são atitudes que surgiram na pandemia. Entretanto, os elementos desse período de crise mostraram como as diferenças ainda são grandes, na medida que os impactos econômicos foram maiores para esses grupos.

Com a sociedade mais sensível a isso, o mercado consumidor e de trabalho passou a se posicionar. Em resposta a tal contexto, as empresas têm se colocado como protagonistas em busca do aumento da diversidade no ambiente empresarial.

Novas habilidades

Quer seja para saber utilizar as novas tecnologias, quer seja para lidar melhor com um mercado pós-pandemia mais inconstante, outras habilidades estão sendo exigidas dos profissionais.

Somado a isso, o aumento do empreendedorismo e a redução das vagas de trabalho também contribuem para esse cenário. Assim, as empresas estão treinando cada vez mais suas equipes, ao mesmo tempo que a procura pelo desenvolvimento individual está crescendo.

Lifelong Learning

De modo complementar à necessidade de novas habilidades, o Lifelong Learning é um modelo de aprendizado em que a educação não para ao longo da vida. A partir dessa abordagem, os profissionais ficam mais abertos a lidar com as mudanças frequentes no mercado.

Isso se reflete no surgimento de novos modelos educacionais, na mudança do perfil buscado para a contratação e até nos benefícios oferecidos pelas empresas que tanto incentivam quanto valorizam essa postura.