Head Office +55 11 5908 4050

ÁREA RESTRITA | CANAL DE DENÚNCIAS

Confira as atualizações mundiais, apontadas por nossos especialistas

Confira as atualizações mundiais, apontadas por nossos especialistas
30/06/2023 zweiarts

Petróleo Internacional

A Opep prolongou até dezembro de 2024 a decisão tomada em abril deste ano, de reduzir a oferta de petróleo em 1,6 milhão de barris por dia, o qual continuará pressionando o preço do petróleo internacional.

Conflitos

A Guerra Comercial entre os Estados Unidos e China continua intensa, assim como o clima na Europa com o conflito entre a Rússia e a Ucrânia que parece sem solução nenhuma à vista.

Ambiente cada vez mais hostil entre China e Taiwan, pois em caso de um conflito armado pela reintegração de Taiwan ao território Chines, que pode envolver os Estados Unidos e a Europa, também deverá e criar um caos no Sul do Mar da China, por onde passa metade de todas as mercadorias e petróleo do mundo.

Meio Ambiente

Preocupação muito séria com o Meio Ambiente, pois a mudança da Fase Fria do El Niña para uma Fase de Aquecimento, El Niño, podem gerar um caos em todas as economias, pois as redes elétricas sofrem pressões e apagões constantes, chegando até a desligar a energia de grandes Fábricas, como ocorreu na China ano passado, além de secas e enchentes em algumas regiões do Globo.

Importação

Os estoques dos importadores permanecem altos, mudança nos gastos do consumidor para bens de primeira necessidade em vez de bens discricionários, enfraquecimento do cenário macroeconômico global e os riscos acima são algumas das razões de uma grande cautela por parte dos compradores pensarem em novos volumes para o segundo semestre que se encaminha cada vez mais próximos para os níveis pré pandêmicos de 2019.

Consequências

Desta forma, mesmo entrando na segunda metade do ano, quando seria uma preparação para a Alta Temporada de Compras, ninguém conseguiu enxergar o retorno da Demanda no Horizonte de qualquer Nação.

No Transporte Marítimo, apesar do preço médio dos fretes nos principais Portos do Mundo já terem sofrido uma redução de quase 90 %, as esperadas entregas de novos e maiores navios ainda esse ano, deverão desequilibrar ainda mais a oferta e a demanda, o qual provavelmente resultará na possibilidade de novas quedas nos fretes marítimos, mesmo no decorrer de uma tradicional Alta Temporada.

No Transporte Aéreo, a combinação de mais aeronaves disponíveis e menos remessas continua pressionando para baixo as taxas de carga aérea pois apenas 55% do espaço de carga nas aeronaves está ocupado.

Muitos Agentes de Frete Aéreo o qual garantiram cargueiros dedicados quando o mercado estava em alta, agora não podem atender, estão dispostas a oferecer taxas ultra baixas para reduzir suas perdas, especialmente em países como Vietnã e Hong Kong.

Devido às condições econômicas serem sombrias nesse momento, o frete aéreo da mesma forma está vendo as esperanças de uma Alta Temporada esse ano diminuir.

Conclusão

Mediante todos esses fatores, e com os preços de insumos ainda altos junto aos principais fornecedores do mundo, acreditamos que deve-se buscar por suprimentos mais próximas e uma Operação Logística bem planejada, pode-se aproveitar o momento e criar um estoque com custo inferior ao atual nível e ser mais competitivo no momento certo da retomada.

O Especialista em Logística Internacional, como a MAC Logistic poderá gerar as soluções necessárias como ainda encaminhar para as oportunidades que surgem no meio de todo e qualquer cenário.