Head Office +55 11 5908 4050

ÁREA RESTRITA | CANAL DE DENÚNCIAS
Head Office +55 11 5908 4050 CANAL DE DENÚNCIAS

Os principais sistemas do Comex e como eles auxiliam em cada processo

Os principais sistemas do Comex e como eles auxiliam em cada processo
01/06/2023 zweiarts

Já que Comex é uma área que cuida de muitos processos e do Fluxo de Exportação e Importação, é essencial o apoio de sistemas úteis na realização dessas funções, afinal, processos tão importantes podem e necessitam de atenção na hora da realização.

Separamos alguns dos principais sistemas que vão ser úteis para você. Confira!

1) Siscomex

Siscomex é a sigla para Sistema Integrado de Comércio Exterior, criado no ano de 1992.

O Portal Siscomex é uma facilidade que permite às partes envolvidas no Comércio Exterior fornecer de forma padronizadas informações e documentos em apenas um ponto de entrada, a fim de atender todas as exigências regulatórias relativas à importação, exportação e trânsito de cargas.

2) CCT – Controle de Carga e Trânsito

Controle de Carga e de Trânsito ou ainda conhecido como CCT, constitui um dos pilares do controle aduaneiro e abrange um dos aspectos mais sensíveis do Comércio Exterior, que trata da operacionalidade do transporte e da logística e da sua relação com o poder público.

O CCT está inserido no Programa Portal Único portanto faz parte do redesenho dos processos de Comércio Exterior. Ele foi desenvolvido para ser um controle de carga único, independente do modal utilizado e com principal objetivo de aumentar a segurança, simplificar os controles e eliminar burocracias dos processos de Comex, trazendo como benefícios a redução nos prazos de importação e exportação e consequente otimização nos custos das mercadorias.

3) Sistema FComex – Módulo: Elaboração de DU-E

Os sistemas de Comex, normalmente, atuam com processos complexos e extensos. Mundialmente, uma operação de importação ou exportação envolve cerca de 30 indivíduos e/ou instituições, 40 documentos, 200 dados sobre a operação e a reinserção de 60-70% de todos esses dados é feita pelo menos uma vez.

Automatizar os processos de Exportação, tem como principal objetivo tornar prático o método que é lento, devagar e trabalhoso, fazendo com que o colaborador que está executando essas atividades se torne mais produtivo, criativo e integrado aos demais projetos da empresa.

A DU-E quando possui muitos itens ou conta com muitas descrições acaba por se transformar em um processo repetitivo no setor da exportação, afinal, cada DU-E pode possuir até 999 itens, aí você já imaginou quanto tempo pode levar, não é mesmo?

O profissional pode levar até 1 semana fazendo o processo, porém automatizando, esse tempo pode ser reduzido para 5 minutos. São horas preciosas que o profissional otimiza no seu dia e assim pode agregar valor em outras demandas mais especiais.

4) Sistema FComex – Módulo: Catálogo de Produtos (Portal Siscomex – importação)

O sistema FComex Módulo Catálogo de Produtos foi projetado para agilizar o trabalho de Gestão do Catálogo de Produtos junto ao Portal Único Siscomex. Com ele você pode gerenciar os Operadores Estrangeiros e os Produtos Importados, de uma forma fácil e simples, possibilitando a integração com qualquer arquivo que você tenha com os dados a serem cadastrados.

Além disso, é um sistema totalmente web, podendo ser acessado de qualquer lugar, necessitando apenas um computador com acesso a internet.

5) Sistema FComex – Módulo: Extração de dados do Siscomex

Já o Software FComex – Módulo Extração de dados do Siscomex é um sistema web com o qual você recupera as informações do Portal Siscomex e do Siscomex Importação.

Através deste módulo é possível recuperar os dados da DU-E (Declaração Única de Exportação), da DI (Declaração de Importação) e da LI (Licença de Importação).

O Sistema de Extração de Dados do Siscomex é usado para recuperação dos dados aduaneiros para fins de relatórios de apoio ao Drawback, Recuperação de Taxa Siscomex, eventuais atendimentos à fiscalizações e exigências, bem como outros pleitos junto a Receita Federal.

A verdade é uma só: Qualquer sistema que você vá usar, é necessário estudar e entender qual se aplica melhor para os seus processos.