Head Office +55 11 5908 4050

ÁREA RESTRITA | CANAL DE DENÚNCIAS

Como o ESG ajuda a inovar a relação com o cliente?

Como o ESG ajuda a inovar a relação com o cliente?
13/09/2023 zweiarts

Nos tempos mais recentes, a ESG vem moldando os princípios de relações entre a empresa e o cliente, mas o que especificamente significa essa sigla e como ela ajuda a inovar nessas relações? ESG significa “Environment, Social and Governance” (Ambiental, Social e Governança) e representa os três principais pilares para uma relação sólida da empresa com os ambientes em que participa e molda boas práticas empresariais em seus negócios.

Muito valorizada pelo mercado, os pilares que governam a ESG ajudam a inovar a relação com o cliente com uma empresa mais transparente e preocupada na forma que age em causas sociais, ambientais e de governança empresarial, tornando assim as organizações menos suscetíveis a riscos externos, como multas e sanções, além de alertar para o mercado que a empresa está preocupada em melhorar sempre a forma que interage com os seus clientes.

O E, de Environment, trata a relação da organização com o meio-ambiente, mesmo em empresas de economia criativa, é sempre um pilar importante, ainda mais em tempos de mudanças globais imensas. Inovar usando ESG nessa etapa é muito importante, pois uma busca por alternativas mais limpas e sustentáveis além de um descarte mais eficiente de lixo pode ser extremamente difícil para certas empresas que não são afetadas por medidas ambientais diretamente.

Já o S, de Social, é de extrema importância para o seu público interno e externo, pois trata os princípios sociais da empresa e como ela lida com toda a sua audiência. A valorização de seus colaboradores, por meio de uma segurança mental e boas condições de trabalho são apenas uma parte do básico do que pode ser realizado nessa área, com as empresas buscando sempre inovar usando ESG e encontrar novas formas de aumentar a participação social da organização, já que por menor que seja a empresa, ela sempre possui um papel transformador na sociedade.

Por fim, o G, de Governance, rege as boas práticas da empresa com o mercado e é onde acontece a maior quantidade de inovações usando ESG. Uma organização com políticas de governança e transparência claras, com políticas institucionais que ajudam a guiar todas as relações com o seu público, combatendo fraudes e garantindo uma postura moral e ética em seus negócios, independente dos clientes, valorizando a responsabilidade corporativa e a equidade em suas relações é necessária para uma boa reputação no mundo moderno, e buscar inovar com a ESG a cada dia auxilia nessa etapa do processo organizacional.

A ESG pode ser utilizada de várias formas para adequar sua organização à percepção moderna do mercado, mas não só isso, como também colabora para que sua empresa cresça internamente, se preocupando com o meio-ambiente, com seus colaboradores e com o seus clientes.