Fim de ano já está quase batendo à porta e surge a pergunta: o que fazer agora e o que deixar para o ano que vem? O planejamento de importações e exportações neste período exige muita atenção para alguns fatores. Confira algumas dicas e encerre o ano com tranquilidade e de forma estratégica.
1. Avaliação de demanda
Sugere-se avaliar a quantidade de vendas – até o momento – para identificar tendências e ajustar o estoque para atender à demanda prevista. Essa ação precisa também levar em conta sazonalidade e expectativas de mercado para o primeiro trimestre do ano seguinte.
2. Gestão de estoques
Planeje seu reabastecimento garantindo disponibilidade para atender à demanda, mas evite excessos para não ter encalhe de produtos.
3. Cronograma de envios
Leve em conta o tempo de trânsito, considerando feriados como a Golden Week, e antecipe-se para que os produtos cheguem a tempo para as vendas de fim de ano.
4. Otimização de custos
Aproveite para revisar contratos e negociar com fornecedores e consiga melhores condições de pagamento/preços, podendo também economizar com o frete.
5. Promoções e marketing
Verifique se as campanhas de vendas estão de acordo com o estoque/previsão de chegada dos produtos. Assim não corre riscos de anunciar produtos que não terá em estoque.
6. Preparação para o novo ano
É hora da revisão: identifique áreas de melhoria e faça o planejamento de longo prazo, com base nas análises realizadas e lições aprendidas.
Conte com a MAC para obter um planejamento cuidadoso e uma análise estratégica, e assim sua empresa poderá maximizar as oportunidades durante a reta final do ano, com um fechamento positivo e preparação para o próximo ciclo.