A novidade foi debatida em encontro realizado pela Antaq na semana passada, no Porto de Suape (PE).
O evento contou com a participação de representantes de 29 portos organizados e, pela primeira vez, de 11 terminais arrendados e cinco terminais privados, todos especializados em movimentação de contêineres.
O objetivo do encontro foi tratar de assuntos relacionados ao envio de dados para o SDP, avaliar a qualidade desses dados e discutir e deliberar com os representantes sobre aprimoramentos futuros do Sistema da ANTAQ.
Foi apresentado, em detalhes, o painel Estatístico Aquaviário, fonte oficial de dados do setor, que é referência nacional e internacional em estatísticas do setor aquaviário.
Os portos brasileiros terão um banco de dados sobre os preços utilizados por administradoras, arrendatários, operadores e instalações privadas. Trata-se do Acompanhamento de Preços Portuários (APP), um novo módulo a ser implantado no Sistema de Desempenho Portuário, ferramenta desenvolvida pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) a fim de melhorar a qualidade dos serviços dos complexos do País.
Fonte: A Tribuna e Antaq