As exportações para a Argentina somaram US$ 14,486 bilhões entre janeiro e outubro de 2017, superando o valor acumulado nos 12 meses de 2016 (US$ 13,418 bilhões).
Já na comparação com dez meses do ano passado, os embarques para o país vizinho avançaram 31,8%, de acordo com dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic).
O destaque ficou com a venda de produtos industrializados, especialmente de veículos. Alguns tipos de automóveis registraram altas superiores a 90% entre janeiro e outubro deste ano.
Também cresceram os embarques de outros itens de alto valor agregado, como tratores, peças para veículos, motocicletas e ceifeiras-debulhadoras, e de produtos básicos, como o minério de ferro, a carne suína e a soja.
Segundo especialista consultado pelo DCI, a recuperação da economia Argentina, a manutenção do real em um patamar relativamente baixo e a orientação favorável ao comércio exterior do presidente Mauricio Macri são os principais motivos para o aumento das exportações, conforme noticiado pelo jornal DCI.
Fonte: Diário do Comércio e Indústria – DCI via Aduaneiras