O principal índice da bolsa paulista perdeu o fôlego dos dias anteriores e fechou em queda nesta quinta-feira (18), após renovar recordes na véspera. Ainda assim, seguiu acima dos 80 mil pontos, com espaço para algum ajuste, embora o persistente fluxo estrangeiro tenha limitado o movimento.
O Ibovespa recuou 0,28%, a 80.962 pontos.
No ano até o dia 15, o saldo de investimento estrangeiro na B3 acumula entrada líquida superior a R$ 4 bilhões, movimento que tem ajudado a levar o Ibovespa a máximas recordes.
“A forte entrada de recursos de investidores estrangeiros continua gerando o movimento, sendo que o volume financeiro médio desde o começo do ano tem girado numa faixa superior a R$ 8 bilhões, o que não é nada mal”, escreveram os analistas da corretora Magliano, em nota a clientes, segundo a Reuters.
Ajudando a manter esse fluxo esteve a perspectiva de recuperação econômica no Brasil, aliada a uma ampla liquidez externa e uma visão também favorável para a economia mundial, destaca a agência.
Nesta sessão, dados da China ajudam a corroborar a visão favorável para o exterior. A economia do país asiático cresceu 6,8% no quarto trimestre, um pouco acima do esperado em pesquisa Reuters, de 6,7%.
Na véspera, o Ibovespa subiu 1,7%, aos 81.189 pontos. No ano, a bolsa já acumula alta de 6,27%. Nos 12 pregões de 2018, o índice fechou apenas três em baixa.
Fonte: G1