A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) divulgou suas novas projeções para o licenciamento, produção e exportação de autoveículos e máquinas agrícolas e rodoviárias este ano. A expectativa para o mercado de autoveículos, que engloba automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, é de encerrar o ano com 2,08 milhões de unidades vendidas, o que significa baixa de 19%. A produção deve alcançar a marca de 2,30 milhões de unidades, retração de 5,5%. Já a exportação apresentará crescimento de 21,5% com 507 mil unidades este ano.
Para o presidente da Anfavea, Antonio Megale, no caso das exportações, a busca por novos mercados aliada ao câmbio favorável puxarão os números para cima.
No segmento de máquinas agrícolas e rodoviárias a entidade espera que as vendas cheguem a 38 mil unidades, o que representa baixa de 15,5%. A estimativa para produção é de queda de 16,4%, com 46,2 mil unidades no final do ano. Para as exportações é esperado um cenário de retração de 18,6%, com 8,2 mil unidades.
Fonte: Diretoria de Assuntos Institucionais e Imprensa da Anfavea via Aduaneiras