Head Office +55 11 5908 4050

ÁREA RESTRITA | CANAL DE DENÚNCIAS

​Passagem do furacão Matthew poderá atrasar voos na Flórida e causa prejuízos em países caribenhos

​Passagem do furacão Matthew poderá atrasar voos na Flórida e causa prejuízos em países caribenhos
04/10/2016

A passagem do furacão Matthew pelo Caribe e possivelmente pelo sul da Flórida até o final dessa semana poderá, provocar atrasos em voos domésticos e internacionais e deixar cidades inundadas em diversos países.

O furacão vem mantendo sua força com ventos acima de 200 km/h desde o dia 30 de setembro e é considerado um furacão muito perigoso.

Na segunda-feira (03) a chuva intensa já lançou sinais de Matthew em Kingston, capital da Jamaica e sobre o Haiti e a República Dominicana.

Na manhã de terça-feira (4) chegou aos Haiti causando deslizamento de terras, chuva, vento e elevação das águas com risco de morte, obrigando prefeitos locais a cortarem energia elétrica. A situação neste país deixa a situação ainda mais preocupante por já haver milhares de pessoas ainda se restabelecendo do terremoto de 2010 que matou mais de 200 mil pessoas.

Companhias aéreas, como a Caribbean Airlines, já anunciaram o cancelamento de vários voos, e orientou os seus passageiros afetados a buscar alternativas de afastamento da região até o serviço volte ao normal. E a companhia de Trinidad e Tobago e Jamaica informou que os voos serão reprogramados.

Aos veículos de transporte terrestre, de cargas ou de passageiros, foi solicitado pelo Ministério de Transporte da Jamaica, que evitem transitar pelas horas de aproximação e após a chegada do ciclone, a fim de evitar acidentes. Também há chances de inundações e perigos elétricos de linhas derrubadas por efeito do Matthew, que agravaria a situação nas estradas.

A Guarda Costeira dos Estados Unidos também orientou os navegantes a começarem os preparativos, como proteger as embarcações e estarem prontos para uma eventual evacuação.

Ainda no dia 4 de outubro é possível que o furacão avance para Cuba e de sinais de categoria 4 em Bahamas onde deverá continuar avançando no fim da semana junto à costa leste dos Estados Unidos chegando ao litoral da Carolina do Sul e da Carolina do Norte durante o sábado, 8 de outubro.

Referências:

CARIBBEAN AIRLINES CANCELA VOOS PERANTE PASSAGEM DO FURACÃO “MATTHEUW” < https://br.noticias.yahoo.com/gal%C3%A1xias-se-nutrem-g%C3%A1s-c%C3%B3smico-s%C3%A3o-observadas-primeira-235959176.html>

FURACÃO MATTHEW AVANÇA PARA CUBA E BAHAMAS < https://noticias.terra.com.br/climatempo/furacao-matthew-avanca-para-cuba-e-bahamas,c413e7e65cc9d13cb094c392930da119gpricmli.html>

FORTE FURACÃO ATINGE O HAITI E OBRIGA MORADES DO LITORAL A BUSCAR ABRIGO < http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/10/chegada-do-furacao-matthew-provoca-fuga-de-haitianos.html>