Head Office +55 11 5908 4050

ÁREA RESTRITA | CANAL DE DENÚNCIAS

Interditado, Pecém tem novo cais, mas inoperante

Interditado, Pecém tem novo cais, mas inoperante
23/11/2016

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) interditou na última segunda-feira, (21) as operações do novo cais no Porto de Pecém. De acordo com o Instituto, o complexo não possui licença para utilização da área, recém-inaugurada. Segunda expansão do porto, a obra foi orçada em cerca de R$ 700 milhões, a área tem cerca de 600 metros construída com capacidade para atender principalmente à CSP (Companhia Siderúrgica de Pecém), que começou a operar na área do porto este ano.

A CearáPortos, responsável pela unidade, foi multada em R$ 1,5 milhão pela infração, mas ainda poderá recorrer. A estatal, que teve a licença para fazer a obra, havia pedido autorização para operar as novas unidades em fase de teste, mas o Ibama havia negado o pedido. Segundo o órgão, a operação só poderia ser feita após a emissão da licença de operação.

Em fiscalizações realizadas em outubro e novembro, o órgão ambiental detectou transporte de cargas como contêineres, aço e carvão na região, em atividades potencialmente poluentes na nova área. Por causa disso, embargou as operações, que terão que ser feitas nas áreas já licenciadas do porto. Também era prevista para auxiliar na operação da Ferrovia Transnordestina e da Refinaria Premium da Petrobras, duas obras que ainda não terminaram.

Fonte: Guia Marítimo