Head Office +55 11 5908 4050

ÁREA RESTRITA | CANAL DE DENÚNCIAS
Head Office +55 11 5908 4050 | ÁREA RESTRITA | CANAL DE DENÚNCIAS

Como amenizar o impacto de grandes promoções para a logística mundial

Como amenizar o impacto de grandes promoções para a logística mundial
18/11/2022 zweiarts

Uma das maiores preocupações das empresas na Black Friday, é a logística e a performance de processos operacionais de transportes.

A tecnologia é fundamental para uma ação estratégica, rápida e focada em otimizar processos com os indicadores de desempenho. Além de temas como aumento de produtividade, integração das informações e influência da tecnologia na redução dos custos operacionais.

Veja algumas dicas do que fazer para a data, que está chegando.

Integração das informações na gestão dos transportes

Não há dúvidas de que integração entre funcionários, sistemas e informações gera o melhor resultado para a empresa. Para isso, é importante implantar um software de gestão logística de transportes. Invista em uma solução adaptada às dores da sua empresa. E ainda, que se alinhe aos objetivos e metas da organização como um todo.

Otimize o processo e tenha assertividade nas rotas

Qual a melhor rota a ser efetuada pelo motorista? Qual é o cliente para quem devo entregar primeiro? Qual devo deixar por último? Qual a quantidade de entregas que posso acomodar no veículo para que certamente a equipe cumpra a jornada líquida adequada?

O roteirizador é um software capaz de definir rotas e otimizar a sequência de entregas e auxiliar em todas estas respostas.

Monitore as entregas em tempo real

Monitorar entregas em tempo real permite que a central tome decisões táticas e estratégicas. Tudo isso no menor tempo possível quando algo não sai como previsto.

Se o motorista puder informar os motivos de uma parada, como defeito no veículo, acidente, almoço ou abastecimento, o gestor pode reavaliar uma rota e informar o cliente sobre possíveis atrasos e o porquê da demora.

Saiba onde a frota está

O georreferenciamento do veículo é feito por meio de um rastreador. Graças ao sistema, as informações da rota deixam de ficar apenas com o motorista. Quando esses dados são enviados automaticamente à central, as rotas podem ser otimizadas e a redução de custos logísticos é consequência para a operação.

Essa ferramenta evita desvios de cargas, entregas em pontos errados e permite verificar se estão sendo feitas nos locais e horários adequados.

Faça relatórios analíticos para obter a redução de custos logísticos

Relatórios analíticos são capazes de detectar problemas recorrentes e falhas no processo logístico. Nessa etapa de avaliação, um sistema que integre informações é essencial.

Imagine uma solução que mostra ao gestor o relatório do que era previsto versus o que foi realizado.

Se você chegou até aqui, certamente já entendeu por que é preciso investir em tecnologia na sua operação logística para as datas de final de ano. Estar atento a novidades do mercado ajuda a saber quais delas se alinham com os objetivos da sua empresa.

Para o processo é necessário ter a centralização de informações. Além disso, uma gestão eficiente certamente será o vetor de uma redução de custos no futuro.