Head Office +55 11 5908 4050

ÁREA RESTRITA | CANAL DE DENÚNCIAS

Fim da política Covid zero e seus impactos na China

Fim da política Covid zero e seus impactos na China
13/02/2023 zweiarts

Os rígidos lockdowns da política de ‘covid zero’ foram um duro golpe para a economia chinesa e os efeitos são cada vez mais evidentes.

A taxa de desemprego entre os jovens atingiu um recorde de 20%, os lucros das empresas diminuíram e o setor manufatureiro voltou a registrar retração em novembro. Para um país acostumado a ter taxas de crescimento anual próximas a 9% nas últimas décadas, a situação está se complicando.

As previsões internacionais estimam que o crescimento econômico para este ano não ultrapasse 3%, bem abaixo das expectativas do governo.
Se continuar assim, a economia chinesa vai registrar sua expansão mais lenta em mais de quatro décadas, exceto pela crise de 2020 no auge da pandemia.

Embora o governo chinês tenha anunciado em dezembro que vai flexibilizar algumas das restrições impostas pela política de covid zero, ainda não está claro quais serão as novas medidas — em um momento em que aumentam as infecções causadas pela variante ômicron entre a população, que não foi vacinada em massa.

Fartas dos confinamentos, centenas de pessoas realizaram protestos sem precedentes, desencadeados por um incêndio que matou 10 pessoas em um prédio residencial.
Os manifestantes atribuíram as mortes ao fato de as portas do edifício estarem bloqueadas para evitar o contágio pelo vírus, algo que as autoridades negam.

Enquanto as restrições à livre circulação diminuíram a confiança do consumidor — despertando até a ira daqueles que são submetidos a longos confinamentos —, o governo enfrenta o dilema de mudar o foco na saúde para estimular a economia, arriscando que as infecções saiam do controle.

Os lockdowns causaram grandes interrupções nas cadeias de suprimentos de produtos em todo o mundo. E dentro do país os efeitos têm sido muito duros para a população.

Durante o lockdown em Xangai, observa Qian, as remessas de alimentos para os moradores confinados na cidade “apodreceram nas ruas enquanto os cidadãos passavam fome”.

Os lockdowns em grande escala de um mês em uma cidade como Pequim ou Xangai, reduzem o crescimento econômico em pelo menos 4%.

A reabertura de um país leva tempo. Mesmo que a China decidisse acabar com a política de covid zero agora, os efeitos econômicos positivos provavelmente começariam a ser sentidos por volta de 2024, segundo alguns analistas.
Mas tudo depende do plano de reabertura definido pelas autoridades chinesas e da rapidez com que será implementado.