Head Office +55 11 5908 4050

ÁREA RESTRITA | CANAL DE DENÚNCIAS

MAC TRENDS – Quarto Trimestre

MAC TRENDS – Quarto Trimestre
16/11/2023 zweiarts

MUNDO

Diversos aspectos globais afetam, direta ou indiretamente, a cadeia de abastecimento.

Pode-se destacar o longo período de conflito entre Rússia e Ucrânia – ainda sem previsão de acordo -, as hostilidades entre Israel e Hammas, preocupando todo o oriente médio e as tensões comerciais entre China e EUA, em um cenário eleitoral americano.

De outro ponto de vista, as mudanças climáticas, acentuadas ano após ano, têm causado cada vez mais impacto em portos e aeroportos além do aumento no preço do petróleo, já definido pela OPEP como contínuo.


TRANSPORTE AÉREO E MARÍTIMO

A retração do mercado no 4º trimestre deve descartar uma possível alta temporada de volumes e fretes em 2023.

As companhias aéreas e marítimas, grandes “atores” na logística internacional, acumulam queda em suas receitas, que chegam a 60%, e o redirecionamento da capacidade de transporte deve seguir durante o primeiro semestre de 2024.

Vale destacar que o mercado marítimo deve continuar com a concentração no setor, com articulações e serviços combinados, de forma a manter a adequação da oferta versus demanda.

Transporte aéreo cai 3,4% (de 631,4 milhões para 610 milhões) e o marítimo aumenta 7% nas cargas movimentadas em portos brasileiros.


TENDÊNCIAS E EXPECTATIVAS – Q1/2024

Fretes, marítimos ou aéreos, devem manter-se estáveis com viés de alta moderada, mas sem impactos significativos. Historicamente, longos períodos de fretes baixos implicam na criação e aumento das taxas locais por companhias marítimas, portos e aeroportos.

Grandes operadores logísticos e companhias marítimas devem entrar em ciclos de redução de pessoas e diminuição dos investimentos – reduzindo novas construções, tanto de navios como de aeronaves – além do sucateamento de ambos.


5 INSIGHTS PARA O DECORRER DO ANO (2024)

  1. Áreas de Compras/Suprimentos (Procurement) em busca de fornecedores locais e intra regionais para mitigar riscos com parceiros de longa distância;
  2. Aumento da contratação de empresas de BPO especializadas em Supply Chain, onshore e offshore;
  3. ESG ganha relevância na cadeia de abastecimento, com o setor em busca de logísticas com responsabilidade ambiental e social;
  4. Mantêm-se a busca e o desenvolvimento de tecnologias para o setor de Procurement e Supply Chain, com crescimento de logtechs, armazéns inteligentes e plataformas de compras;
  5. A gestão de processos e atendimento ao cliente com metodologias e ferramentas baseadas em dados, prometem novos produtos e soluções para quem busca boas oportunidades no comércio exterior.

A MAC LOGISTIC

Pautada na valorização das pessoas, a MAC vem investindo em sistemas e tecnologias que aliam o melhor de sua cultura organizacional com as evoluções do mercado. Dados em tempo real e o olhar preparado da equipe contribuem para decisões mais eficientes em todas as etapas da cadeia.

Com sólidas práticas ESG e sendo a melhor empresa para trabalhar no segmento logístico – e uma das melhores do Brasil* no mesmo porte – a MAC está preparada para garantir mais que logística oferecendo as melhores alternativas do mercado para alavancar os negócios de hoje e do amanhã.

*34ª Melhor Empresa Para Trabalhar no Brasil em 2023, segundo o Instituto GPTW – Great Place To Work.