Head Office +55 11 5908 4050

ÁREA RESTRITA | CANAL DE DENÚNCIAS

Qual é o impacto que ESG possui na logística global?

Qual é o impacto que ESG possui na logística global?
18/10/2023 zweiarts

Mais e mais empresas em todo o mundo estão se adequando às normas do ESG (Environmental, social and governance), dadas as necessidades cada vez mais crescentes de criar um futuro sustentável para as futuras gerações, além de inúmeros outros fatores que melhoram o sistema de governança da empresa, a tornando mais transparente e um melhor ambiente para todos os seus públicos, mas como essas mudanças para o ESG afetam a logística global?

Na parte ambiental, o ESG afeta a logística global principalmente na busca por meios de transporte mais eficientes e com menor emissão de carbono. O tempo de entrega continua sendo uma das prioridades, porém, ter um transporte mais limpo torna não só a empresa de logística uma empresa mais verde como também o cliente que está tendo a sua carga transportada. Conseguimos ver esse efeito principalmente em entregas mais locais, que em sua maioria já estão começando a serem realizadas por veículos elétricos e com uma menor emissão de carbono.

Enquanto não conseguimos usar veículos elétricos em todas as áreas possíveis do mercado (caminhões e aviões, por exemplo), ainda conseguimos procurar alternativas mais eficientes em questões de combustível e também de paradas para uma melhor ação ambiental.

Na parte social, temos principalmente uma mudança na forma que a ESG afeta a logística global com um maior cuidado com o colaborador e com os fornecedores, com a organização tendo um cuidado maior e mais individualizado com cada um, entendendo que eles são sim pessoas e cada uma possui seus gostos, desgostos e individualidades que precisam ser tratadas, tornando todo o processo cada vez mais humano.

Por fim, na parte governamental, temos um aumento da transparência e de todo o processo logístico, sendo esse ponto um dos que a ESG mais afeta a logística global. Esse aumento da transparência implica em uma melhora na localização de cada carga, dos modais que estão sendo utilizados durante todo o processo, além de uma mudança na forma em que certas etapas do transporte são abordadas.

A adequação às normas da ESG serão sentidas principalmente por clientes de empresas que ainda não estão seguindo essas normas, porém, em casos como o da MAC Logistic que já segue e já está adequada às normas da ESG à um bom período de tempo, as alterações e mudanças que acontecerão como a forma que a ESG afeta a logística global quase não serão sentidas por nossos clientes.