Head Office +55 11 5908 4050

ÁREA RESTRITA | CANAL DE DENÚNCIAS

IA e sua revolução nas operações logísticas

IA e sua revolução nas operações logísticas
29/04/2024 zweiarts

A Inteligência Artificial já está presente na logística há algumas décadas. No entanto, identificamos, nos últimos cinco anos, um avanço significativo de sua influência nas operações do setor. Ao passo que essa evolução fascina, ela também assusta. Mas como podemos estar melhor preparados para lidar com essa transformação avassaladora?

Novos desdobramentos

A atuação da IA não está mais restrita à coleta e análise de dados ou à automatização de tarefas anteriormente desempenhadas por humanos. Hoje, vemos tais ferramentas contribuírem para a elaboração de rotas mais eficientes, previsões de entregas mais precisas e rastreamentos mais assertivos.

Com algoritmos capazes de analisar grandes volumes de dados rapidamente, há otimização nos processos de tomada de decisão. Vemos ainda a IA sendo aplicada no aprimoramento da preparação de mercadorias para envio, na gestão de alocação de cargas e na digitalização de documentos por meio de visão computacional.

Além de trazer mais eficiência para as operações, a IA contribui ainda para o bem-estar dos colaboradores. Um avanço notável nesse quesito é o detector de fadiga. Instalado em caminhões, ele identifica, a partir do modo de conduzir do motorista, sinais de cansaço e até mesmo de distração.

O futuro é humano

Na corrida para implementar essa revolução tecnológica, as empresas devem integrar a IA com outras tecnologias, como IoT, big data e computação em nuvem, para crescer e se manter competitivas no mercado. Este processo exige investimento direto nas pessoas da empresa, pois são elas que impulsionam e dominam essas ferramentas.

Por isso, a implementação dessas novas tecnologias deve ser feita com respeito aos colaboradores e parceiros, capacitando-os para se adaptarem e dominarem mecanismos de IA. Os investimentos na qualificação devem acompanhar os investimentos nos setores de tecnologia da empresa, mantendo-os em igual importância.

A logística, sendo um setor altamente volátil e sujeito a diversas variáveis, é um ambiente ideal para a implementação de sistemas de IA. Na MAC, estamos ativamente explorando essas tecnologias, investindo não apenas nos recursos tecnológicos, mas também no desenvolvimento de nossos profissionais para operá-los eficientemente.

Nosso chatbot MAC-X é um grande exemplo de como fazemos uma integração entre as diversas áreas de tecnologia. Simples, rápida e moderna, essa ferramenta foi desenvolvida por nossa equipe para se integrar perfeitamente aos nossos sistemas tecnológicos existentes. Com esta inovação, é possível acompanhar o progresso das remessas por meio do WhatsApp. E é claro que não deixamos de lado o fator humano: é possível contar com o auxílio dos nossos especialistas de plantão.

Estamos apenas no início do que os especialistas chamam de pré-história da IA. E, por isso mesmo, estamos abertos às múltiplas possibilidades que essas  tecnologias podem oferecer, mas sem deixar de questionar seus limites e sua influência no nosso dia a dia.