Head Office +55 11 5908 4050

ÁREA RESTRITA | CANAL DE DENÚNCIAS

Seminário vai debater reflexo do AFC nos portos

Seminário vai debater reflexo do AFC nos portos
04/05/2018

A necessidade de atendimento às demandas futuras do mercado global e à modernização dos processos do comércio exterior está entre os temas de um evento promovido pela Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (Abtra) na próxima quarta-feira (09)  . A intenção é reunir autoridades e empresários dos setores portuário e de logística para debater a questão.

O seminário “Acordo de Facilitação do Comércio Mundial – cooperação entre os órgãos anuentes e reflexos ao fluxo logístico do comércio exterior nos portos brasileiros” será realizado no auditório do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de Santos (SDAS).

De acordo com a Abtra, o Acordo de Facilitação do Comércio (AFC) prevê maior transparência e celeridade à relação entre governos e operadores, além do aperfeiçoamento do gerenciamento de riscos e da redução da burocracia sobre o comércio internacional. A expectativa é de que isso poderá aumentar as exportações mundiais em até US$ 1 trilhão por ano, beneficiando principalmente os países em desenvolvimento.

Entretanto, a discussão da matéria nos setores logístico e portuário não alcançou o necessário nível de maturidade, apesar de os portos brasileiros movimentarem mais de 90% das mercadorias que entram e saem do País.

Administração Aduaneira (Coana), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic), da Secretaria do Programa de Parcerias de Investimento, da Secretaria de Governo, da Secretaria-Executiva da Câmara de Comércio Exterior, da Casa Civil, do Ministério das Relações Exteriores e do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil.

A programação do evento conta com apresentação de representantes do Mdic, que farão o detalhamento do AFC e apresentarão o cronograma de implantação do Portal Único do Comércio Exterior. Este último sistema também será debatido por representantes da Avisa e do Vigiagro.

Já os representantes da Receita Federal do Brasil falarão sobre a certificação Operador Econômico Autorizado (OEA). A ideia é expor o detalhamento e o cronograma de implantação do programa.

Inscrições

As inscrições para o seminário são gratuitas e devem ser feitas pelo telefone da Abtra (13) 2105´-7300 ou pelo e-mail secretaria@abtra.com.br. O SDAS fica na Rua Brás Cubas, nº 3, 11º andar, no Centro de Santos.

Fonte: A Tribuna