Head Office +55 11 5908 4050

ÁREA RESTRITA | CANAL DE DENÚNCIAS

Inovações na logística que fazem a diferença

Inovações na logística que fazem a diferença
19/10/2022 zweiarts

Você é um profissional que se preocupa em estar por dentro das constantes inovações em logística? Se ainda não tem esse hábito, saiba que comandar um setor tão dinâmico como a logística exige de você tempo e disposição para se atualizar sobre as novidades do mercado.

Aliás, buscar conhecer tais tendências e aplicá-las em sua empresa é uma das melhores maneiras de manter o negócio competitivo e produtivo. Pois, como você sabe, vivemos uma época de alta concorrência e conquistar a preferência de um cliente exige estratégias inteligentes.

Pensando nisso, para o post de hoje reunimos 3 inovações em logística que você precisa conhecer. Preparado? Então, vamos lá!

1 – Pick to Light (luzes indicadoras)

Já ouviu falar nessa tecnologia? Ela já vem sendo utilizada na Europa e EUA e começa a surgir no Brasil como uma excelente opção para gestão e otimização dos estoques da empresa.

Essa inovação é indicada para empresas que desejam conquistar uma alta taxa de separação dos itens para cargas fracionadas, com diminuições de falhas e erros.

Em resumo, o sistema utiliza indicadores luminosos que identificam a localização do produto no galpão, mostrando também a quantidade desse produto que deve ser separada. Após a coleta, ele aciona um botão que finaliza a tarefa e já registra a saída no sistema de gestão de estoque da empresa.

Ou seja, o funcionário responsável pela coleta e separação das encomendas tem mais segurança e agilidade ao realizar a operação, reduzindo-se as chances de envio de produtos errados.

2 – Novas técnicas de organização do inventário

A maneira de organizar o inventário da empresa dentro do depósito sempre foi uma grande preocupação dos gerentes logísticos. Afinal, isso influencia diretamente nos custos e pode ajudar ou dificultar a logística da empresa.

Assim sendo, novas estratégias para organizar o inventário estão sendo lançadas e testadas em diversos empreendimentos de todos os portes. Como exemplo podemos citar:

  • uso de códigos de barras nos produtos;
  • emprego de cores diferenciadas nas embalagens;
  • aplicação da tecnologia RFID (substitui os códigos de barras tradicionais);
  • desenvolvimento de aplicativos na nuvem para gestão e organização do inventário.

Ou seja, diante da relevância de se manter um inventário organizado e bem catalogado, as empresas começam a pensar em estratégias que permitam que esse processo seja feito com eficiência e redução do tempo gasto pelos funcionários do setor.

3 – Uso de comandos de voz na gestão de estoque

É uma solução bastante útil para quem trabalha diretamente com a organização e separação de produtos em depósitos e centros de distribuição das empresas.

Uma das maiores vantagens dessa tecnologia é que ela dispensa o uso de papéis e pranchetas, deixando o operador com as mãos livres para manusear as caixas e produtos. Para isso, ele leva um pequeno aparelho preso à cintura conectado a um microfone e fones de ouvido.

Assim, ele recebe o comando de qual produto deve separar e a sua quantidade e localização no depósito. Ao terminar a tarefa, ele comunica o terminal que, imediatamente, já o informa da próxima tarefa a ser cumprida. Muito útil, não é mesmo?

Todas as inovações em logística apresentadas têm a função de tornar o setor mais produtivo e eficiente. Todo líder que deseja melhorar o rendimento de sua equipe e, assim, proporcionar melhores resultados para a empresa deve ficar atento a essas tendências e estudar maneiras de integrá-las ao seu dia a dia. Afinal, a principal função da tecnologia é facilitar o nosso cotidiano!