Head Office +55 11 5908 4050

ÁREA RESTRITA | CANAL DE DENÚNCIAS

Redesenho e planejamento da malha logística

Redesenho e planejamento da malha logística
23/03/2022 zweiarts

A malha logística é comumente denominada como a cadeia de distribuição de uma empresa, começando com a elaborando e fabricação dos seus produtos até o ponto onde eles serão entregues, basicamente o conjunto de todos os pontos em que produtos serão expedidos ou recebidos, passando por diferentes tipos de modais para adequar melhor cada produto e a sua necessidade de transporte.

Para que uma empresa consiga escoar os seus produtos e recebê-los com sucesso, uma malha logística otimizada se dá como uma necessidade, assim como o seu frequente redesenho e replanejamento para otimizar o processo logístico ainda mais, mesmo que o tamanho da empresa continue o mesmo.

Motivos para redesenhar uma malha logística

Grandes especialistas em logística, como a MAC Logistic, do Brasil e do mundo recomendam um frequente redesenho da malha logística, com o objetivo de otimizar os diferentes processos, mesmo que a empresa não passe por nenhuma mudança significativa. Essa recomendação vem dos mais variados motivos que não possuem uma ligação com a companhia diretamente, como por exemplo:

Novos fornecedores: um mercado sempre terá uma constante mudança dos players envolvidos nele, com novos aparecendo e antigos se expandindo ou até mesmo se tornando inviáveis. A busca por novos fornecedores que podem trazer benefícios de transporte ou econômicos comparados com os antigos é constante, ainda mais quando buscamos reduzir os custos e os tempos de entrega.

Novas alternativas: novas tecnologias e mudanças no cenário do transporte são constantes em um mundo em evolução como o nosso. Mudanças na leis e abertura de novas estradas ou portos podem impactar muito – positiva e negativamente, no transporte logístico.

Expansão e fusão de empresas: Enquanto a sua empresa pode não necessariamente sofrer mudanças, os seus fornecedores ou compradores podem, com novos armazéns ou centros de distribuição, manter o processo atual pode ocasionar custos maiores sem que você saiba que uma otimização é possível.

Por que desenhar uma malha logística

A necessidade de otimizar os processos e construir uma malha logística vem naturalmente para toda empresa, porém é necessário que ela seja realizada da forma correta para se entender os cenários e quais combinações podem acontecer baseado nas necessidades logísticas.

Vamos julgar um cenário no qual você precisará enviar um produto para um centro de distribuição em outro país. Para tal, você terá acesso a inúmeras rodovias, uma ferrovia, cinco portos (dois aqui e outros três no país de destino) e ainda um aeroporto. Qual será o melhor caminho possível para que o produto chegue até o seu destino no menor custo possível? Às vezes, o que parece mais óbvio pode não necessariamente ser o mais fácil, ainda mais quando consideramos cenários futuros de expansão nesses caminhos e conhecimentos tributários que podem ser aplicados em um desses modais e que não será aplicado em outro.

Especialistas poderão analisar os diferentes cenários e combinações para a sua necessidade e explicar qual será o melhor caminho de decisão, redesenhando a sua malha e assim otimizando o processo final.