Head Office +55 11 5908 4050

ÁREA RESTRITA | CANAL DE DENÚNCIAS

MAC Trends: expectativas para o primeiro trimestre de 2023

MAC Trends: expectativas para o primeiro trimestre de 2023
02/02/2023 zweiarts

O momento que atravessamos nos últimos três anos, mostrou-se árduo e histórico para o mercado logístico. Ainda que 2023 aponte uma normalização e talvez até um movimento mais tranquilo, sabe-se que sempre haverão desafios.

Em 2022, a performance dos Operadores Logísticos foi duramente impactada por fatores externos domésticos e internacionais, muitos deles imprevisíveis, como os lockdowns na China; a distribuição desorganizada de contêineres pelo mundo (o que chamamos de Crise de Contêineres); a invasão da Ucrânia pela Rússia, cujo conflito se estende por quase um ano e no início gerou alguns desequilíbrios no Supply Chain global, e o aumento constante do preço do combustível

Apesar disso, o setor foi resiliente e cumpriu seu papel de “one stop shop”, solucionando problemas logísticos a partir de demandas e desafios trazidos pelos clientes, que vão desde a indústria de base e agronegócio ao grande varejo e e-commerce.

Em 2023, “cooperação” seguirá como uma palavra-chave para qualquer relação dos operadores logísticos, seja com clientes, com outros parceiros armazenadores e transportadores, fornecedores, além de órgãos fiscalizadores, para que possam seguir expandindo seus negócios, tanto no que se refere à infraestrutura, quanto ao portfólio de soluções a serem ofertadas no mercado.

2022 e o mercado logístico

O mercado logístico esquentou com o boom do e-commerce brasileiro batendo recordes históricos no segundo trimestre de 2022.
No primeiro semestre, o setor faturou cerca de R$ 2,6 bilhões em contratos de locação. Em 2021, o faturamento foi de R$ 4,3 bilhões.

Devido à crescente demanda por e-commerce, os centros de distribuição buscam cada vez mais escritórios que tornem suas operações mais eficientes e assim possibilita maior agilidade nas entregas.

Principais tendências para 2023

O mercado logístico tornou-se essencial para as empresas e seus custos são elevados. Organizações inteligentes aumentaram significativamente seus orçamentos de terceirização de operações logísticas. Só então eles podem atualizar rapidamente seus recursos em vez de criá-los.

Sustentabilidade

Alguns eventos climáticos sempre foram um desafio para o mercado logístico. Estima-se que houve um crescimento de 71% dos eventos climáticos extremos. Deste modo, as empresas precisam estar preparadas. Grandes tempestades ou eventos como terremotos também podem afetar muitas partes da cadeia de suprimentos, especialmente em áreas costeiras, fábricas, armazéns e centros de distribuição podem sofrer distúrbios climáticos crescentes.
É fato que não pode-se controlar o clima, mas há a possibilidade de evitar maiores percalços sem abrir mão do seguro da carga. É válido complementar que o aumento das emissões de CO2 e resíduos gerados pelo mercado global têm chamado a atenção para a responsabilidade ambiental do setor de logística. Assim sendo, a sustentabilidade vem conquistando cada vez mais destaque. Uma solução são os smart lockers, correspondendo às necessidades de uma logística verde, possibilitando o agrupamento de cargas e reduzindo assim a emissão de gases de efeito estufa em até 95% por embalagem transportada no último quilômetro.

Logística global e geopolítica

A escalada das tensões entre os Estados Unidos e a China e o conflito em curso entre a Ucrânia e a Rússia estão dificultando o comércio internacional. Como muitos países estão tomando medidas para a recuperação econômica pós COVID-19, eventos recentes se tornaram uma grande interrupção nas operações da cadeia de suprimentos. Portanto, a geopolítica e os eventos mundiais como um todo, exigem mais estratégia e planejamento em 2023.

Segurança

Do mesmo modo que outros setores, a segurança cibernética é uma preocupação crescente no mercado logístico. Os ataques cibernéticos contra empresas de logística internacional variam desde manter dados como reféns para ganhos financeiros até roubar informações confidenciais de clientes. Se a segurança cibernética ainda não é um dos temas estratégicos da sua empresa, você precisa avaliar os riscos da sua empresa e se preparar e se proteger contra possíveis ataques.
Proatividade, motivação e tecnologia

As habilidades necessárias para trabalhar no setor de logística internacional estão focadas nas tecnologias mais recentes há vários anos. Com isso, alguns dos perfis mais procurados se tornaram especialistas em áreas como automação de processos, big data e inteligência artificial. Os perfis ainda mais procurados são aqueles que podem usar tecnologias para desenvolver ambientes inteligentes e agregar valor diferenciado às companhias marítimas internacionais.

Os gerentes de expedição devem fazer todo o possível para motivar seus funcionários e mantê-los no caminho certo. A otimização de tempo e recursos é importante devido ao potencial de ferramentas como software ERP e aplicativos para permitir que os profissionais se concentrem em tarefas mais estratégicas.

A MAC Logistic tem trilhado os melhores caminhos, de modo a oferecer serviços de primeira classe, otimização dos processos e segurança de ponta a ponta.